top of page

RETIRO ENCONTRO VIDA 2020

REGULAMENTO GERAL

NOVA HISTÓRIA

DOS OBJETIVOS: 

  1. A Comunidade Encontro Vida, com o intuito de promover um momento de imersão espiritual, durante o período de 21 a 26 de fevereiro, realizará o retiro espiritual sob o tema: nova história. O evento tem como objetivo estimular a interação entre os irmãos da comunidade, desenvolvendo a visão do Encontro Vida: edificar um lugar para Ser, Pertencer e Ter um encontro real com DEUS.  

  2. As estratégias utilizadas pela comissão organizadora envolvem louvores, adoração, estudos bíblicos e atividades recreativas, que impulsionarão os ideais do evento, estimulando os processos de relacionamento em momentos de competição e cooperação para solucionar enigmas, superar obstáculos e vencer desafios. Tudo em um clima de fraternidade, sempre com mensagens de reflexão sobre os propósitos, princípios e valores do cristão adventista. 

  3. O RETIRO ENCONTRO VIDA: nova história é um evento organizado pela união de vários ministérios da comunidade, sob a responsabilidade de realização de uma comissão organizadora composta por membros da igreja. A comissão organizadora do evento apresenta a seguir o regulamento a ser adotado durante todos os jogos. Lembrando que todas as atividades foram planejadas em prol da diversão e socialização dos participantes, conforme descrito nos objetivos deste regulamento.  

 

DA COMPOSIÇÃO DAS EQUIPES:

  1. As equipes serão compostas por um líder, a ser escolhido pela comissão organizadora através de convite, o qual, após aceite, será oficializado (a) e divulgado à comunidade Encontro Vida. 

  2. Os inscritos serão agrupados por faixa etária, formando grupos etários. Os grupos etários comporão as equipes em igual quantidade.  

  3. A comissão organizadora adotará o sorteio como estratégia para composição das equipes, tendo como intuito manter todos os times em igual quantidade por grupo etário. O sorteio seguirá a ordem sequencial, pré-definida pelos líderes, até que todas as pessoas disponíveis, nos grupos etários, sejam sorteadas. 

  4. O sorteio de composição das equipes ocorrerá no dia 22.02.20 às 15h. 

 

DAS COMPETIÇÕES:  

  1. Os jogos do RETIRO ENCONTRO VIDA: nova história, ocorrerão no período de 22.01.20 (formação das equipes) à 25.01.20 (anúncio dos resultados). A programação com os horários e atividades específicas encontram-se em anexo a este regulamento. 

  2. Cada atividade apresenta especificações de duração, número mínimo e/ou máximo de participantes e objetivos a serem alcançados. É de responsabilidade dos líderes das equipes atentarem às instruções das tarefas, bem como organizarem os seus times conforme as orientações. 

  3. O evento será realizado com o máximo de 5 equipes. 

  4. As equipes se “enfrentarão” em regime de confronto direto, gerando classificação com pontuação do primeiro ao quinto colocado. 

PARÁGRAFO ÚNICO: A exceção será o Sherlock Holmes, o qual terá apenas um vencedor, que será a equipe que primeiro encontrar o tesouro escondido. 

DAS PONTUAÇÕES:  

  1. As pontuações dos jogos serão acrescentadas a cada equipe, conforme os seus êxitos durante as provas. Ao primeiro (1º) colocado serão acrescentados 200 pontos, ao segundo (2º) colocado serão acrescentados 150 pontos, ao terceiro (3º) colocado serão acrescentados 100 pontos, ao quarto (4º) colocado serão acrescentados 50 pontos e ao quinto (5º) colocado serão acrescentados 25 pontos. 

  2. Em caso de empates nas provas de composição, os pontos serão acrescentados conforme o valor da colocação conquistada. Todas as equipes empatadas receberão a mesma pontuação. 

  3. O Sherlock Holmes contabilizará 500 pontos a equipe que primeiro encontrar o tesouro escondido. As demais equipes contabilizarão nesta tarefa apenas os pontos conquistados através dos portais premiados (maiores detalhes serão explicados durante a tarefa). 

  4. As equipes que estiverem posicionadas em 4º e 5º colocados durante os resultados parciais, anunciados nos dias 22, 23 e 24 de fevereiro, poderão solicitar a realização da prova de contribuição, onde a equipe que ganhar o direito de realizà-la deverá varrer e limpar todo o espaço da área de jantar, bem como arrumar cadeiras e mesas para o culto do dia seguinte, além de jogar fora todo o lixo. Apenas uma equipe receberá o direito de realização desta atividade. Esta tarefa terá o valor de 80 pontos. Caso duas equipes a solicitem, deverá haver sorteio. 

  5. Haverá provas surpresas, as quais terão suas premiações por meio de moedas e/ou pontos.  

PARÁGRAFO ÚNICO: As equipes que se apresentarem, 5 minutos antes do horário programado, devidamente uniformizadas e com o número mínimo de participantes ao local de realização da atividade, receberão 5 pontos de premiação extra. 

DAS PREMIAÇÕES EXTRAS DA GINCANA: 

  1. Ao final de cada prova de composição, as equipes que conquistarem os três primeiros lugares receberão 20, 15 e 10 moedas respectivamente, como prêmio de fase.   

  2. Ao final de cada prova de composição, as equipes que conquistarem as colocações de 4º e 5º lugares, receberão uma carta enigma para responderem até 5 minutos antes da próxima atividade. Caso a resposta esteja correta, receberão 5 moedas de premiação extra. 

 

DOS DESEMPATES  

  1. Como critérios de desempate serão adotados:  

  • Primeiro critério - levará vantagem sobre os demais concorrentes, a equipe que tiver obtido maior conquistas de primeiro lugar, quando em confronto direto com as demais; 

  • Segundo critério - levará vantagem sobre os demais concorrentes a equipe que apresentar maior quantidade de moedas; 

  • Primeiro critério - levará vantagem sobre os demais concorrentes, a equipe que apresentar maior idade através da soma entre os seus integrantes; 

PARÁGRAFO ÚNICO: Os critérios de desempate serão utilizados apenas para os resultados gerais, não sendo empregados às provas de composição da gincana. 

DOS RECURSOS: 

  1. Cada equipe terá direito a 5 títulos de recurso. Os recursos nos jogos do RETIRO ENCONTRO VIDA: nova história são títulos de valor entregues aos líderes dos times, após a formação das equipes, no dia 22.02.20.  

  2. Os títulos de recurso poderão ser utilizados a qualquer momento, contudo após o seu término a equipe perde o direito a qualquer contestação.  

  3. Os títulos de recurso darão direito, a equipe solicitante, de lançar dois dados com o intuito de atingir o mínimo de seis à somatória. Caso o líder ou seu representante atinja a meta dos dados (6), a equipe receberá a pontuação referente a contestação. 

  4. Os títulos de recurso só podem ser apresentados à comissão de arbitragem, sob a contestação de um acerto ou desacerto da própria equipe.  

  5. Contestações sobre vitórias envolvendo qualquer uma das outras equipes participantes, não serão avaliadas a partir deste instrumento.   

PARÁGRAFO ÚNICO: Os casos que exijam maior análise ou que se apresentem sobre as contestações de vitória das equipes adversárias serão julgados pela comissão de arbitragem geral.  

 

DA ARBITRAGEM:

  1. Haverá uma comissão de arbitragem geral, formada por três árbitros, os quais ficarão responsáveis por julgar os casos omissos a este regulamento. 

  2. Cada atividade terá um número específico de árbitros, os quais serão organizados conforme a necessidade.  

  3. Os árbitros tomarão como base este regulamento e as especificações complementares de cada atividade para tomarem suas decisões, sempre buscando o respeito por todos os participantes. 

  4. As provas serão acompanhadas de perto por um árbitro da comissão de arbitragem geral e este é quem deve explicar os detalhes da atividade, antes desta iniciar. 

 

DAS INFRAÇÕES DISCIPLINARES:

  1. Toda infração disciplinar será punida com cartão amarelo à equipe infratora. 

  2. Dois cartões amarelos, por equipe, correspondem a 1 título de recurso a menos. 

 

DOS UNIFORMES:

  1. Cada equipe irá confeccionar o seu uniforme, o qual deve ser utilizado durante os jogos. 

 

DAS SUBSTITUIÇÕES E TROCAS:

  1. Não haverá limite de substituições durante as partidas. 

  2. No que diz respeito à troca de participantes, estas não serão permitidas após o início das provas de composição. 

  3. Os participantes, que estiverem fora das ações diretas dos jogos devem se manter na lateral do campo de jogo, na área destinada a este fim pela comissão organizadora. O líder não poderá entrar no campo de jogo. 

 

DOS RESULTADOS: 

  1. Os resultados das provas de composição serão informados logo após cada uma das atividades; sempre apresentando a pontuação alcançada e a divulgação parcial do ranking. 

  2. O resultado geral da gincana será apresentado no dia 24.02.20, na noite temática paraense. 

  3.  O resultado do Sherlock Homes será anunciado logo após o término dele. 

  4.  O resultado geral das atividades desenvolvidas no retiro será anunciado durante a noite bíblica, no dia 25.02.20.  

DAS PREMIAÇÕES:

  1. As premiações gerais da gincana do RETIRO ENCONTRO VIDA: nova história serão as seguintes:  

  • Bombons de chocolate à equipe 1º colocada + 2 minutos de vantagem sobre todas as equipes, durante a saída para o scherlock. 

  • Bombons de chocolate à equipe 2º colocada + 1 minuto de vantagem em relação a equipe 3ª colocada, durante a saída para o scherlock; 

  • Bombons de caramelo à equipe 3º colocada + 30 segundos de vantagem em relação a equipe 4ª e 5ª colocadas, durante a saída para o scherlock; 

  • Bombons de caramelo à equipe 4º e 5ª colocadas. 

 

DAS MUDANÇAS E CASOS OMISSOS 

  1. Os casos omissos serão apreciados e julgados pela Comissão Organizadora. Este Regulamento Geral entra em vigor nesta data, sendo revogadas as disposições em contrário. 

bottom of page